Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

O mistério da foca

Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte (Marinha Grande)

Autores (alunos):
Ana Frias, Beatriz Oliveira e Henrique Martins (7º ano)

Memória descritiva:

Somos da Escola Secundária Acácio Calazans Duarte e foi-nos proposto este trabalho pela nossa professora Sandra Portela de Educação Tecnológica, que recebeu no regulamento do concurso do LUBI BD, desafio para as eco-escolas.                                  

Somos três alunos do sétimo ano, participaram neste projeto a Ana Frias, a Beatriz Oliveira e o Henrique Martins da turma 7ºA.                                                                                        

Neste trabalho tentamos abordar a BD, de modo a reflectir o contexto dos óleos lubrificantes. Demos a conhecer o camião recolhedor de óleos (LUBI),  e as situações do quotidiano onde são envolvidas os cuidados a ter pelo população no manuseamento dos óleos usados. Foram criadas as seguintes personagens: Miguel, quem vai descobrir o LUBI, a partir de um episódio que revela um problema de poluição num rio. Na acção surgem o Baldas, amigo do Miguel;  a Rita também amiga do Miguel; o Lubi, camião; e uma das personagens principais a Rosita, que é a foca que preocupa seriamente os colegas com o seu mau estado de saúde revelada pela poluição do rio.                                                                                                                                                                            

Quanto à  técnica usamos o conceito de comunicação de imagem próprio da Banda Desenhada. Vários planos foram utilizados para realçar momentos chave da história. Os materiais utilizados foram papel de máquina e lápis de Grafite (2) para os esboços; também o respectivo papel de cavalinho A3 (dobrado) para finalização das 4 pranchas; para dar cor à BD escolhemos os lápis de cor, e uma esferográfica preta para realçar as letras (letras maiúsculas para melhor leitura).

Foi um projeto muito interessante e um desafio divertido.

Marinha Grande, 29 de Abril de 2013

 

 

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):