Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

Lubi, o “recolhedor” de óleos

Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)

Autores (alunos):
José Manuel da Rocha Santos, Luís Manuel Martins da Silva Moreira e Maria Alice Santos Barbosa (7º ano)

Memória descritiva:

O trabalho foi produzido pelos alunos acima citados, todos pertencentes à turma A do 7.º ano da escola sede do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, sob a minha orientação, Daniela Rosas, na qualidade de coordenadora Eco-Escolas. Para a execução deste e de outros desafios, foi criado o Clube Eco-Escolas, espaço de participação voluntária e destinado, apenas, aos envolvidos nestas tarefas. Após divulgação, o concurso Lubi BD foi rapidamente abraçado pelo grupo de alunos em causa, o qual comparecereu ao Clube com vista à: leitura do regulamento e pesquisa de informação na página da Sogilub; reflexão acerca dos objetivos apresentados e idealização de uma situação que culminasse na adopção de procedimentos corretos, no que diz respeito à recolha, armazenamento e valorização, dos óleos lubrificantes usados; caracterização gráfica dos personagens; produção do esboço da história em banda desenhada; discussão acerca do primeiro trabalho realizado e reformulação de alguns detalhes; produção do trabalho final. Para além da comparência perante a professora coordenadora, os alunos reuniram-se em grupo de forma autónoma e em diferentes ocasiões, de forma a poder levar a cabo as tarefas assumidas. Os materiais utilizados foram folhas de papel em A3, lápis de desenho, borracha branca, lápis de cor, marcadores, caneta de gel preta e um computador com ligação à internet. Além do Lubi, o elenco da história incluiu os personagens: “Octomotos”, um veículo que, num determinado dia, transportava óleos lubrificantes, embora não fosse certificado para tal, nem conhecesse os procedimentos corretos para o fazer (a par do Lubi, este constituiu um dos principais personagens da história); “Labi, Lobi, Lebi e Libi”, outros colegas de trabalho do Lubi; e “Casimiro”, um mecânico afinco ao trabalho, responsável por consertar o Lubi e todos os seus colegas, ao fim de um dia de trabalho.

 

 

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):

  • OCTOMOTOS, um veículo que, num determinado dia, transportava óleos lubrificantes, embora não fosse certificado para tal, nem conhecesse os procedimentos corretos para o fazer (a par do Lubi, este constitui um dos principais personagens da história).
  • LABI, LOBI, LEBI E LIBI, outros colegas de trabalho do Lubi.
  • casimiro.jpg(78 B)
    CASIMIRO, um mecânico afinco ao trabalho, responsável por consertar o Lubi e todos os seus colegas, ao fim de um dia de trabalho.