Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

As aventuras do Lubi

Escola EBI/JI de Gavião (Gavião)

Autores (alunos):
Joana Ferreira Cortez, Marco André Marques Reis, Matilde Alexandra Coelho de Oliveira

Memória descritiva:

Escola: Escola Básica de Gavião

Professor coordenador: Cristina Mingacho

Grupo de alunos: Joana Ferreira Cortez, Marco André Marques Reis, Matilde Alexandra Coelho de Oliveira

 

Com o mote “…porque o óleo tem mais vidas” sensibilizou-se a turma do 6º A da Escola Básica de Gavião para a importância da recolha, armazenamento e valorização dos óleos lubrificantes usados e, consequente adesão ao concurso LUBI BD.

O desafio foi aceite e surgiu um grupo de alunos interessados que, imediatamente começaram a pesquisar, a recolher e selecionar informação, a consultar o site do ECOLUBI e a jogar o “Mundo do Lubi”, sempre com a orientação e supervisão da diretora de turma.

Quando se apropriaram de toda a informação pretendida, passaram a aprender como elaborar a banda desenhada, em articulação curricular com a disciplina de Educação Visual, e a decidir que técnicas e materiais utilizar.

Assim, optaram pela escolha de 4 pranchas A4 e os materiais escolhidos foram os lápis a aguarela pois, a técnica da aguarela, correspondia ao efeito visual que pretendiam.

Seguidamente começaram a trabalhar as personagens fazendo a sua caracterização. Caracterização das personagens:

  • Lubi Marco, Lubi Matilde e Lubi Joana, habitantes na cidade Lubi e que estão a iniciar a sua profissão de recolha e encaminhamento dos óleos lubrificantes para a fábrica com supervisão do Lubi.
  • Ladrão, vilão que pretendia roubar o óleo e usá-lo para poluir o ambiente.

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):

  • A Lubi Matilde é uma personagem muito criativa, preocupada com a Natureza e desenha muito bem. Tem 12 anos. Nesta história a Lubi Matilde organiza os trabalhos na fábrica. A Lubi Joana é a mais responsável do grupo. Gosta muito do Ambiente e faz tudo para o proteger. Tem 11 anos. Nesta história, a Lubi Joana ajuda o Lubi a recolher óleos usados para serem reciclados e reutilizados. O Lubi Marco tem 11 anos, é um rapaz que gosta muito do ambiente. Nesta história, o Lubi Marco faz as entregas para os supermercados. O Lubi Marco é um rapaz muito criativo. O ladrão não se preocupa com o Ambiente, pelo contrário, é o seu maior inimigo. Nesta história, o Ladrão rouba os óleos usados para poluir o Ambiente.