Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

" A história do Oleosinho"

Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus (Porto) (Porto)

Autores (alunos):
Francisca Paixão, Margarida Alves, Joana Arantes e João Choupina

Memória descritiva:

A nossa história pretende alertar as pessoas que hoje em dia há várias formas de reutilizar os óleos industriais e outras substâncias prejudiciais ao ambiente.

 O trabalho de grupo iniciou-se com uma discussão onde estruturamos o trabalho e as tarefas a realizar. A primeira tarefa foi começar por escrever o guião. Em seguida realizamos um esboço de como seria a estrutura da banda desenhada e dividimos o texto pelas vinhetas. Começamos por realizar vários esquiços das personagens e em conjunto decidimos quais as personagens a incluir na BD. Nesta altura realizamos uma descrição de cada personagem com o objetivo de explicar melhor o papel de cada uma na história. Dividimos tarefas pelos elementos, onde um de nós ficou responsável pela memória descritiva enquanto os outros elementos do grupo acabavam de desenhar os balões e os desenhos.

As primeiras vinhetas foram pintadas a preto e branco e só no final do trabalho, usamos cores mais fortes e coloridas devido à alegria que a personagem sente depois de lhe ser anunciado que à uma solução para o seu problema. A última tarefa que o grupo realizou foi uma revisão geral para termos a certeza de que estava tudo como queríamos.

Os materiais riscadores que usamos foram: régua para a estrutura da BD, lápis de grafite para desenhar as personagens e os esboços (lápis HB sem carregar), o lápis de cor usamos várias direções até obter uma trama tanto e caneta para os balões e falas.

Este trabalho foi uma experiência de que gostamos muito porque nunca tínhamos feito algo parecido e tivemos a oportunidade de nos reunirmos em grupo.

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):