Concurso de Banda Desenhada

Trabalhos Apresentados

Lubi salva Carville

Escola EBI/JI de Távora (Arcos de Valdevez)

Autores (alunos):
Alexis Pinto, Bruno Alves e Francisco Martins (7º ano)

Memória descritiva:

 

Conceito – Fédóleo tem uma empresa quase na falência e elabora um plano de salvação da empresa nada ético, pensado apenas nos lucros em detrimento da saúde e bem estar da população. Lubi é o Heroi nacional que salva a população do mal causado pelo Fédóleo. É uma história simples mas que retrata muito bem a sociedade em que vivemos, o dinheiro está acima de todos os valores.

Estratégias – Em Educação Visual, os alunos do 7ºano, trabalham a BD. Daí, foi lançado o desafio à turma do 7ºA, para trabalhar, na BD, o tema da reciclagem de óleos lubrificados usados e participar no concurso Lubi BD. Tendo a turma aceitado o desafio, pediu-se à professora de português para ajudar os alunos na elaboração da história. Em EV, procedeu-se à elaboração dos grupos, à consulta do site www.sogulub.pt para conhecimentos gerais relacionados com a reciclagem de óleos lubrificados usados e apresentação de um PowerPoint sobre a BD e suas regras. Após a introdução, os alunos iniciaram o trabalho com divisão do texto em vinhetas e pranchas, criação e representação dos personagens. Cada aluno ficou responsável pela representação de um personagem e pela elaboração de uma prancha, sendo a última da responsabilidade de todos.

Técnicas e materiais utilizados – A BD iniciou-se com a divisão das pranchas em tiras e vinhetas. Depois, desenharam as pranchas, pintaram com lápis de cor, preencheram os balões com as falas, passaram a caneta preta, bem como os contornos quer das vinhetas quer de alguns elementos do desenho que precisavam de realce.

Caraterização dos personagens – Lubi herói da história

Fedóleo – mau da fita

Tunas – amigo do lubi, doente

Pink – amiga do lubi que o ajuda no plano de salvação.

Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):